quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Neguebe


O povo acabara de sair do cativeiro (comentaristas dizem que este era o cativeiro babilônico), imagine a tremenda alegria que eles sentiam pela liberdade que tinham. Um sonho estava se realizando, Deus os trouxera ao lugar que era deles.

O sorriso do povo de Israel ia de orelha a orelha. Até os outros povos falavam das maravilhas e gradiosidades que Deus fez para Israel. O Deus de Jacó se fazia mais e mais conhecido.


A partir do verso quatro do salmo 126 o sentimento parece mudar. Parece que o deserto pelo qual eles deviam estar passando os lembrou daquilo que eles realmente eram (e nós realmente somos), pessoas vazias por dentro.

O verso quatro traz aquilo que por muito tempo não compreendi, o povo pede em forma de cântico (o que este salmo realmente é) para serem completado, preenchidos assim como Deus fez com Neguebe. Mas que relação tem Neguebe?


A partir do momento que você compreende o deserto do Neguebe, você entende o que Deus estava para fazer com o povo de Israel, e o que Ele está disposto a fazer com você e comigo.


O Neguebe ficava na parte sul da Palestina. No verão era extremamente árido e raramente chovia durante o ano. Porém, no outono, quando caía algumas gotas d'água e os ribeiros passavam a subir, havia vida novamente.


Por mais seco que esteja o seu Neguebe, a sua vida, Deus tem água suficiente para trazer um reavivento e fazer brotar em você as mais lindas flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário